Em que consiste o Wiki Loves Monuments

Setembro de 2011


Yellowpin.svg Nota: Atenção que esta página é incluída no website: http://www.wikilovesmonuments.org.pt/conceito.php

PortuguêsEnglishCastellano

O Wiki Loves Monuments é um concurso de fotografia realizado ao nível europeu, destinado a despertar interesse pelos monumentos existentes na Europa. Em Portugal, é organizado pela Wikimedia Portugal e irá acontecer em Setembro de 2011 em vários países europeus simultaneamente. Após a fase nacional haverá uma fase internacional onde serão escolhidos vencedores por entre os melhores de cada país. Os interessados são convidados a submeter imagens de monumentos com uma licença de distribuição livre, que é a premissa para a sua utilização e distribuição na Wikipédia. O objectivo principal desta iniciativa é cobrir fotograficamente a lista completa destes monumentos na Wikipédia, dando uma visão completa e única sobre o património cultural destes países.

As regras do concurso nacional estão anunciadas em maior detalhe na página específica.

Os vencedores da iniciativa em Portugal são posteriormente submetidos para a avaliação ao nível europeu por um júri que escolherá a melhor fotografia de um monumento europeu.

A nível nacional os concorrentes habilitam-se a ganhar estadias nas Pousadas de Portugal, exemplares da Revista Monumentos, álbuns, telas e impressões fotográficas, e circuitos aéreos sobre o Cabo da Roca! As categorias a premiar são "Melhor fotografia", "Quantidade de fotografias" (de monumentos diferentes) e "Melhor fotografia de Pousada de Portugal" (lista de Pousadas). Todas as fotografias concorrem ainda ao "Prémio Art Nouveau" patrocinado pela Europeana, a nível internacional.

As fotos devem ser submetidas apenas entre 1 a 30 de Setembro de 2011 e devem ser da autoria dos concorrentes e carregadas no link que estará disponível neste site a partir de Setembro. No entanto, pode começar já a reunir as fotos, incluindo as que já tirou há uns anos!

Para saber que monumentos tem perto de si, consulte o mapa e/ou a ferramenta de exploração.

Saiba como participar!